Dogmática - parte 1

Dogmática

Por "Dogmática Bíblica" entendemos a exposição ordenada da Verdade sobre a Salvação reveladas nas Escrituras Sagradas. A importância da "Dogmática Bíblica", vem da necessidade que todos nós temos de conhecer claramente e coerentemente a doutrina da fé cristã . A mesma deve ter compromisso integral com a Bíblia Sagrada e sua elaboração necessita ser feita através de pesquisas profundas, buscando ter seu fundamento total nas Escrituras Sagradas.

A mesma deve contribuir para esclarecer e dar base para a escolha do estilo de vida, fortalecida pela plena certeza da fé.

A Igreja "Belén Pentecostal Libre del Paraguay" prega, através da "Dogmática Bíblica", a possibilidade de obter mudança de vida para os pecadores. Jesus Cristo veio nos mostrar que a conversão é como o nosso segundo nascimento. Ao descermos as águas em nosso batismo iniciamos o processo de aprendizagem dos caminhos de Deus sem pressa, como uma criança. A cada nova lição, aprendemos e entendemos o porquê Deus nos deixou uma lei ou ordenança e passamos a cumpri-la com amor e convicção do bem que ela nos faz.

"Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." João 14:24

O cumprimento da lei sem entendimento é como mentir para Deus, pois não podemos afirmar que aceitamos uma coisa que não entendemos o porquê..

Através da Graça do Espírito Santo de Deus não somos mais filhos da lei e sim estamos sobre a Graça de Jesus Cristo. O amor que temos em Jesus nos dá a força e a vontade de buscar a mudança completa de vida que como descrita em Colossenses, ela nasceu conosco ao morrermos com Cristo para o mundo para ressuscitarmos com ele no Espírito.

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria" Colossenses 3:2

Quando falamos que não somos filhos da lei, não quer dizer que a lei não precisa mais ser cumprida. Receber o Espírito Santo de Deus nos faz aprender a cada dia sobre o amor completo que só Deus Pai e Filho tem por nós. Com esse amor o cumprimento da lei passa a fazer parte da nossa natureza, pois a lei protege a criação. As consequências do não cumprimento da lei afetam a sobrevivência, razão, saúde e existência do homem, como se a lei fosse um manual de instruções de conservação da vida. Cumprir a lei sem compreende-la promove a hipocrisia e nos faz cometer os mesmos erros cometidos pelos Fariseus que usavam a lei de Deus para o suas próprias vaidades e interesses. Quando compreendemos isto, reconhecemos a imensidão do amor de Cristo por nós; por isso só precisamos ter, como nosso maior princípio, oferecer o nosso amor pleno a Cristo, para assim cumprirmos a sua palavra em Espírito e em Verdade. Com isso tudo o que cumprirmos contribuirá para mudança real de nossas vidas nos dando o prazer e a certeza de nunca mais querer voltar atrás.

"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." Mateus 5:17-19

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21

Com a Dogmática Bíblica temos a ferramenta adequada para o combate da fé contra a incredulidade; cuidando para que os pensamentos e a vida dos cristãos sejam mantidos em equilíbrio. As "Dogmáticas Bíblicas" organizam e reúnem objetivamente a verdade e vontade de Deus Pai.

Deus, o Pai

"todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também." 1º Coríntios 8:6

"Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos" Efésios 4:6

 Deus, o Filho

"de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém" Romanos 9

"porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" Colossenses 2:9

"Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis." João 5:20

 Deus, o Espírito Santo

"Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus." 1º Corintios 2:10-11

< veja mais sobre a dogmática no menu da esquerda.